sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A Palavra Refrescância Existe?

Olá Gurias e Guris! Tudo Okay?
Sei que morfologia e ortografia não são os assuntos principais do blog, mas eu sempre acabo falando um pouquinho sobre tudo. E eu também sou um dos assuntos do blog e eu tive essa duvida. A palavra refrescânica existe?
Estava eu escrevendo um post onde eu queria falar sobre a sensação de frescor. E para não deixar o post super carregado com a mesma palavra fui em busca de um sinônimo. E foi aí que refrescância apareceu. Mas não me soava muito bem. Sabe quando uma palavra cai mal, parece não se encaixar? Era isso que eu estava sentindo. Então joguei no corretor ortográfico. E bingo! Acusou erro. Corri no meu dicionário Aurélio e refrescância não está lá! Mas se não existe, por que eu já a ouvi e li por aí? É uma gíria? Então foi a vez de jogar no google!
E encontrei a resposta ou melhor o culpado. É a marca de pasta de dentes Kolynos, hoje conhecida como Sorriso, que numa campanha publicitária "lançou" a palavra refrescânica, deixando de lado a palavra correta refrescamento ou outros sinônimos como frescor, frescura, fresquidão e refrigério.  
O artigo onde obtive essas informações ainda diz que alguns dicionários mais liberais já incorporaram a palavra. Veja só, mais uma que eu descobri, existem dicionários mais liberais e dicionários mais tradicionais. Acho que eu sou mais tradicional, se já existe uma palavra para o que você quer dizer, por que inventar outra? E refrescância soa muito esquisito aos ouvidos. 
O artigo é bem interessante e se você também quer ler é só clicar aqui.

Espero que tenham gostado desse desvio dos assuntos normalmente abordados aqui no blog.
Não esqueçam de deixar seus comentários.
 Facebook |  Twitter |   Youtube |  Instagram: @blondelovespink

Comente aqui!

Um comentário
  1. Na realidade eles [a Kolynos] não lançaram a palavra. O que aconteceu foi que o redator a colocou lá sem estar devidamente informado e ninguém atentou pra esse detalhe, mas como o povo brasileiro só critica o que tá certo [como temos visto ultimamente na mídia], a palavra errada passou despercebida... contudo, eu gostei dela, só não consigo escreve-la de forma confortável, por saber que ela não existe.... rsrs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça meu dia mais feliz ;)

Luciana De La Vega
Todos os direitor reservados 2010 - 2015

Andressa Designs