terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Outfit Gaudério, Tchê!

Olá Gurias e Guris! Tudo Okay?
Primeiro quero pedir desculpas pelos dias que o blog ficou sem atualização. É que o meu computador morreu, (com fotos e vídeos da minha mãe, estou desesperada) e estou vivendo de notebooks alheios, uma hora é o da minha irmã, outra é o da Gloria e acabo não conseguindo uma boa freqüência nas atualização. 
E como ainda não passei para o note, as fotos do Natal, decidi liberar este post, que há dias queria compartilhar com vocês. Sou gaucha, me orgulho disso, amo viver a cultura gaúcha e... Bem... Era isso. Agora vou falar do post.
Este gaúcho pilchado é o meu sobrinho Vinicius, vestido a caráter para o show de Jairo Lambari, que aconteceu no dia 14 de dezembro, no Muzeo Pub, em Santa Maria, um dia antes do casamento da Ju. O Vinicius é maragato, por isso ele usa um lenço vermelho. Eu sou Ximango e se usasse uma pilcha, usaria um lenço branco. A cor do lenço identifica a corrente política do gaúcho. Mais detalhes no fim do post. 
Aqui em cima, uma foto do Vinicius com o cantor Jairo Lambari. 


Maragato foi o nome dado aos sulistas que iniciaram a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul em 1893, em protesto a política exercida pelo governo federal representada na província por Julio de Castilhos. Os maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoço (situação).
O termo tinha uma conotação pejorativa atribuída pelos legalistas aos revoltosos liderados por Gaspar da Silveira Martins, eminente tribuno, e o caudilho estrategista Gumercindo Saraiva, que deixaram o exílio, no Uruguai, e entraram no Rio Grande do Sul à frente de um exército de lenços vermelhos. 
Como o exílio havia ocorrido em região do Uruguai colonizada por pessoas originárias da Maragateria (na Espanha), os republicanos, então chamados Pica-paus, os apelidaram de Maragatos, buscando caracterizar uma identidade "estrangeira" aos federalistas. Com o tempo, o termo perdeu a conotação pejorativa e assumiu significado positivo, aceito e defendido pelos federalistas e seus sucessores políticos. 
Na Revolução de 1923 desencadeada contra a permanência de Borges de Medeiros no governo do estado, novamente a corrente maragata rebelou-se, liderada pelo diplomata e pecuarista Assis Brasil. Seus antagonistas que detinham o governo, eram chamados no Rio Grande do Sul, de Ximangos, comparando-os à ave de rapina. O lenço vermelho identificava o Maragato. O lenço branco identificava o Pica-Pau e o Chimango (Situação). 
O movimento originou, no Rio Grande do Sul, o Partido Libertador, de grande influência regional. (Wikipédia)

Espero que tenham gostado.
Não esqueçam de deixar seus comentários.
 Facebook |  Twitter |   Youtube |  Instagram: @blondelovespink

Comente aqui!

Um comentário
  1. Esse cara do outfit é bonito, né... deve ter uma irmã linda! KKKKKKKK

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça meu dia mais feliz ;)

Luciana De La Vega
Todos os direitor reservados 2010 - 2015

Andressa Designs